A indústria 4.0 ou quarta revolução industrial utiliza sistemas de informatização e mecatrônica para tornar processos produtivos. Uma inovação que torna ambientes mais inteligentes, e pode abrir diversas possibilidades.
A evolução industrial conectada ao meio ambiente
Este avanço agrega inteligência, automação, computadores e dispositivos que se conectam. Compartilham dados, que são utilizados de forma estratégica para melhorar o desempenho industrial e também podem ajudar a solucionar questões ambientais.
Mesmo sendo essenciais para a vida humana, a indústria e o meio ambiente estão em constante disputa, por conta dos meios de produção e seus grandes impactos nos recursos naturais.
Muitas empresas agem com empenho na busca de mais produtividade de forma sustentável. E esta é uma possibilidade real. É possível ter mais eficiência em processos industriais sem agredir o meio ambiente.
Como processos automatizados podem ser mais sustentáveis?
A busca por melhorias nos processos é indispensável, e deve ser contínua, porém, ela deve ocorrer com: melhor produtividade, maior eficiência e menos impactos.
Os processos de automação podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Para isso, é preciso colocar em prática medidas fundamentais que mantenham três variáveis do crescimento sustentável: social, econômico e ecológico.
Nesse sentido, a engenharia de automação ganha cada vez mais importância no equilíbrio de questões sustentáveis, inovando em tecnologias e recursos que automatizam os processos e contribuem para o meio ambiente.
Isso resulta em muitos benefícios, entre eles:
– Redução do consumo de insumos (água, energia, etc) por meio do desligamento automático dos equipamentos quando a planta está ociosa;
– Implantação de sistemas integrados para o gerenciamento de ativos;
– Diminuição de paradas não programadas e falhas no controle de produção: proporcionando uma vida útil mais longa para os equipamentos e sistemas de controle;
– Aumento da capacidade produtiva e lucratividade com plantas que passam a ser melhor monitoradas e analisadas;
– Investimento em tecnologias que privilegiem o uso de fontes energéticas renováveis e a reciclagem de materiais reaproveitáveis.
Tudo isso se traduz em tecnologias de automação de processos industriais a favor do meio ambiente e da sociedade, sem deixar de lado os ganhos financeiros.
Selo verde da sustentabilidade
A tecnologia de automação é responsável por gerar novos conhecimentos e técnicas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais, permitindo que a produção industrial tenha um consumo cada vez menor de insumos naturais, maior reciclagem de matérias-primas e maior eficiência nas linhas de produção.
Para as empresas que atuam com responsabilidade ambiental, existe o “selo verde da sustentabilidade”. Uma consolidação entre os interesses da empresa e os ambientais, por meio da adoção de métodos e ferramentas de produção mais inteligentes.
Nunca é tarde para melhorar seus resultados com possibilidades sustentáveis, conte com a Tecsul para isso!