A indústria e a sustentabilidade. Um desafio moderno.

Sustentabilidade. As ações que nós tomamos hoje são aquelas que definem o sucesso das gerações futuras. Muitas pessoas acreditam que a sustentabilidade envolve apenas os cuidados com descarte de lixo e seu reaproveitamento, porém, há muito mais envolvido.

A base da sustentabilidade

A sustentabilidade envolve aspectos econômicos, culturais e ambientais. No caso da sustentabilidade industrial, cada um desses aspectos podem ser trabalhados de forma mais ou menos intensa.

Também vale lembrar que existem ações que envolvem os três aspectos, como é o caso da reciclagem, capaz de gerar economia de recursos e renda, conscientização coletiva sobre a importância do reuso de recursos e menor extração de recursos naturais. 

Já ações de incentivo à leitura, à prática de esportes, à formação profissional, por exemplo, podem ser ações sustentáveis que envolvam apenas um destes pilares.

O que a indústria pode fazer para ser mais sustentável?

É claro que não podemos nos colocar como donos da verdade e ditar o que cada empresa deve fazer, porém, entre especialistas, há um consenso de que os diferentes tipos de indústria podem atuar a partir de 4 princípios:

Princípio sustentável da indústria 01: o reaproveitamento de recursos

Quando falamos de reaproveitamento de recursos naturais, um dos mais demandados é a água. Através do reaproveitamento dos insumos líquidos, práticas mais econômicas e ações de cuidado coletivo, é possível diminuir o impacto causado pelo uso de recursos hídricos pela produção industrial.

Princípio sustentável da indústria 02: a reciclagem de sólidos

Há uma grande quantidade de insumos produzidos ou descartados pela indústria que podem ter uma segunda vida. É claro que precisamos estar de acordo com a legislação quanto ao repasse de descartes, mas no geral, estima-se que pelo menos 12% do que é descartado pela indústria em geral poderia ter nova utilização em diferentes meios.

Princípio sustentável da indústria 03: o descarte correto de resíduos químicos

Apesar de uma legislação rígida sobre o descarte de resíduos químicos, ainda existem muitas empresas que insistem em buscar outras soluções para reduzir custos. O grande problema é que esse tipo de situação gera maiores prejuízos a longo prazo, pois acaba gerando medidas mais rígidas referentes ao descarte correto de resíduos.

Princípio sustentável da indústria 04: a conscientização coletiva

Quando as empresas passam a implantar os princípios de sustentabilidade, fazem também um trabalho de conscientização coletiva, expandindo através do exemplo as ações de outras pessoas e produzindo um ciclo virtuoso de ações capazes de expandir suas proporções. Por isso, promover a sustentabilidade através de ações internas também pode ser um caminho eficiente para criar novas soluções.

Sempre é uma boa hora para encontrar novas soluções sustentáveis e implantar na indústria. E sempre que quiser encontrar formas mais eficientes de produção, não esqueça de consultar a Tecsul!

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades em primeira mão!

Compartilhe esse post

Mais conteúdos para explorar

Rolar para cima